Patrocinadores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Queime calorias no trabalho sem suar a camisa!



Você sabia que você pode queimar calorias no seu horário de trabalho sem suar a camisa? A nova ênfase na atividade no trabalho representa uma mudança importante e sugere que os profissionais de saúde tenham deixado de lado um dado crucial que contribuiu para o problema do excesso de peso.

Um grupo de pesquisadores americanos identificou um novo culpado da epidemia de obesidade nos EUA: os locais de trabalho. Uma revisão das mudanças ocorridas no mercado de trabalho desde 1960 sugere que grande parte do ganho de peso observado nos últimos anos pode ser explicada pelo declínio da atividade física no trabalho. Os empregos que exigiam atividade física moderada, que em 1960 respondiam por 50% dos postos no mercado, caíram para 20% nos EUA. Os 80% restantes envolvem trabalho sedentário ou exigem atividade só leve.

Atividades triviais no ambiente de trabalho podem mudar e muito o seu perfil de gasto de energia no dia. Por exemplo, subir 10 degraus de escada entre um andar e outro ao invés de pegar o elevador para subir do primeiro para o segundo andar pode eliminar incríveis 24 calorias! Melhor ainda, conversar com seu colega cuja mesa se encontra a 50m da sua ao invés de mandar e-mail queima 14 calorias; levantar 8x/dia para beber água ou ir ao banheiro pode te eliminar 38 kcal! E trocar aquele lanche gorduroso na cantina por um restaurante a 4 quadras do seu trabalho queima, só na caminhada, até 82kcal!!!

Em um estudo de 2005, o professor de medicina na clínica Mayo (EUA) James Levine, confirmou que pessoas que são menos sedentárias possuem menor possibilidade de ganhar peso. Para confirmar tal hipótese, ofereceu a voluntários dieta com 1000 calorias a mais que suas necessidades diárias e equipou-os com sensores que monitoravam seu movimento. Os resultados foram tão óbvios quanto assustadores – houve uma variabilidade no ganho de peso imensa dentre os voluntários. Enquanto algumas pessoas armazenavam cada grama de alimento ingerido a mais como gordura, outros queimavam 100% desse escesso.

Levine observou que tal variabilidade poderia advir de uma série de fatores, mas, talvez, o mais importante foi o que denominou de NEAT – Non-Exercise Activity Thermogenesis (em tradução livre, termogênese nas atividades não relacionadas a exercício). Esse termo se refere à quantidade de calorias que você queima lavando roupas, arrumando a cama, cortando a grama. Quanto mais dessas atividades corriqueiras você faça, menor a chance de você ganhar peso. Essas pessoas que se fazem valer das NEAT possuem a capacidade de se manterem magras a despeito de comer a mais.


O grande truque é se tornar mais ativo no seu dia-a-dia. Um dos melhores lugares para começar é no seu escritório, onde você passa a maior quantidade do seu dia sentado. Para implementar um ambiente propício à prática do NEAT, Levine diz que a sugestão da idéia a seu chefe pode te surpreender – ele pode estar mais afim de aderir à moda do que você imagina, principalmente pois ninguém quer ser visto como um chefe não-saudável.

Baseado nessas pesquisas, grande parte das empresas tem investido na ginástica laboral - pequenos exercícios em blocos que tiram os profissionais da mesa e os coloca para se mexer. Isso tem se associado a melhora na produtividade e da satisfação dos provisionais. E você, tem isso na sua empresa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário