Patrocinadores

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Descubra a Yoga!



Ioga ou yoga (em sânscrito e páli: योग, IAST: yoga, AFI: [joːgə]) é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.

Os principais ramos do ioga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga. O Raja Yoga, compilado nos Ioga Sutras de Patanjali, e conhecido simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya. Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, os Upanixades, o Bagavadguitá, o Hatha Yoga Pradipika, o Shiva Samhita e diversos Tantras.

Os resultados que podem ser obtidos com a prática da Ioga podem surpreender qualquer um que acha que é uma atividade simples. Funciona para perda de peso, mas o gasto calórico é só um de seus muitos benefícios.

Timothy McCall é um estudioso, autor do livro “Yoga as Medicine: The Yogic Prescription for Health and Healing”, no qual busca razões para os mecanismos de cura através da Ioga, como doenças cardiovasculares, dores nas costas, diabetes, câncer, enxaquecas, além da temida obesidade.

De fato, a perda de peso ocorre mesmo nas formas mais simples da ioga. Sua atividade evoca dezenas de mecanismos ao mesmo tempo – queima calorias, alonga o corpo, condiciona o sistema cardiovascular, reduz os níveis de cortisol sanguíneo, diminui a pressão arterial, melhora a função cerebral, etc.

Pratique em qualquer lugar!


Menos stress, menos peso

Qual o segredo da ioga para perda de peso? McCall afirma: “reduzir stress”. Ele relata que muitos de nós estamos vivendo no mecanismo de “luta e fuga”, bombando de hormônios de stress, incluindo adrenalina e cortisol, em nossos corpos. O cortisol também está associado à distúrbios alimentares – faz com que as calorias sejam tornadas muito eficientemente em gordura. A Ioga, por sua vez, possui a capacidade de diminuir seus níveis.

Ioga tem tudo a ver com equilíbrio. Quando você começa a encontrar o equilíbrio e inicia a observar onde você o está perdendo, você percebe que o ato de se sentar, assistir TV e comer sem parar para relaxar não é exatamente satisfatório.

Se ligue, se tonifique

Praticar as posturas pode ajudar aqueles com dificuldades para perder peso a entrar em contato com seus corpos. É possível viver sem ter tal conhecimento do corpo, mas é necessário sentir para se curar – se você não está conectado com seu corpo, porque você iria se importar? O Ioga fornece um excelente conhecimento de seu corpo. As poses também podem ensinar persistência – você percebe que pode se manter em uma posição mesmo que você queira se livrar dela. Em outras palavras, você pode aprender que você pode pular aquele sorvete de chocolate mesmo que acredite que você realmente o quer.


Pegue por exemplo a posição do triângulo, um asana fundamental. Nela você estabelece o equilíbro, você se alonga e relaxa. Estas são portais para se tornar mais consciente em relação a seu corpo. Você aprende a criar uma tensão no seu corpo propositalmente, para em seguida relaxar. Fora do tatame, você perceberá que você possui tensões e que consegue as liberar sem ter de se afogar em chocolate.

Swami Vivekananda, um dos primeiros instrutores de Ioga da Índia a ir aos EUA em 1893, disse: “o único remédio para os maus hábitos são os contra-hábitos”. Em outras palavras, se você cavou um buraco, você precisa construir um novo caminho. Antigamente, acreditava-se que a ciência do cérebro era fixa, mas atualmente os neurocientistas acreditam que o cérebro possui uma capacidade de se “recapear” e formar novas conexões, num processo denominado neuroplasticidade. Em outras palavras, se você possui padrões enraizados de disfunção alimentar, você deve criar outro padrão que seja tão forte que compete com o antigo. Você pode, literalmente, “mudar de idéia”.  

Ioga é um bom hábito – e, no final, isto pode ser a chave para saber como pessoas conseguem emagrecer com sua prática. Todos sabemos que a chave da saúde é praticar exercícios e evitar comida ruim – mas o problema é que não criamos meios de implementar as mudanças que queremos – e a Ioga pode fornecê-las.


Enfim, procure o instrutor gabaritado ou academia mais próxima de sua casa e inicie sua prática o quanto antes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário