Patrocinadores

sábado, 9 de novembro de 2013

Armadilhas da dieta!



Você passa a semana inteira de dieta. No trabalho, pega sempre o prato light ou então passa só no buffet de folhas e na carne grelhada. Carboidrato é proibido até nas palavras cruzadas do jornal de todo dia. Vai na academia, faz um monte de abdominais, aula de zumba, spinning, ioga, pilates... e mesmo assim o ponteiro da balança insiste em não descer. Existe alguns pecados que podem passar desapercebidos e que podem se tornar verdadeiros vilões da sua dieta. Antes de culpar a azeitona que veio no drink do final de semana, veja alguns deles e como evitá-los!

        1.     Fui na festa do zezinho e comi mil coxinhas
Saia da dieta sem culpa, mas com moderação! Para matar a vontade, coma dois salgadinhos fritos pequenos, escolhendo os que estiverem mais sequinhos. Use um papel-toalha para secar ainda mais o óleo. Na hora do bolo, pegue uma fatia pequena (com, no máximo, dois dedos de espessura) para poder comer a cobertura.

        2.     Comer poucas vezes ao dia.
Se você costuma fazer duas ou três refeições diárias no máximo, saiba que você pode estar sabotando sua dieta, mesmo comendo pouco. O que ocorre é que, quando você passa muito tempo sem ingerir calorias, seu metabolismo diminui para que você não morra de fome. Mais ainda, o corpo cria mecanismos de facilitar o armazenamento de nutrientes, pois sabe que pode passar muito tempo sem recebê-los adequadamente. Portanto, a prática de se alimentar com refeições leves a cada três horas, além de ser altamente nutritivo, condiciona seu corpo a acreditar que não passará períodos sem se alimentar, diminuindo o estoque.



        3.     Chutei o balde na balada
Tome bastante água antes, durante e depois da festa e sempre procure não beber se estiver de estômago vazio. Aproveite também para dançar e, assim, gastar as calorias extras. Lembre-se de que uma latinha de cerveja quase se iguala à uma unidade de pão francês em quantidade calórica.

        4.     Cuidado com o modo como você prepara seus alimentos
Quem nunca foi preparar uma “salada light” e saiu com algo que mais parecia uma baguete de queijos amarelos, molhos gordos, maionese e batata palha? A utilização de molhos gordurosos, exagerar no azeite, ou fritar os alimentos pode comprometer até mesmo refeições muito saudáveis. O ideal é substituir o óleo pela água, preferir o assado ao frito e os temperos naturais ao sal.

        5.     Levei bronca do chefe e comi uma barra de chocolate!

Saiba que isso é mais comum do que você imagina. Nesses momentos, prefira os chocolates escuros de até 60 g, com alta porcentagem de cacau, que diminui a avidez por doce. Não se engane com os chocolates light: eles contêm 25% a menos de açúcar ou de gordura, mas, por outro lado, possuem grande quantidade de sódio, o que aumenta o inchaço do corpo. Nos outros dias, turbine o ritmo da atividade física e, se a vontade apertar, mate a fome com frutas cozidas com mel ou um pouco de açúcar mascavo.

        6.     Sair da dieta aos finais de semana
Sábado, pizza e a saída à noite; domingo e a reunião familiar e excessos alimentares. A carapuça serviu? Muitas vezes, encaramos os excessos no final de semana como “normais”, “para aumentar o metabolismo”, ou ainda “hoje eu mereço! Fiz dieta a semana inteira!”. Saiba que nessa, todo o trabalho da semana pode ser perdido nesses dois dias. Programe seu final de semana e tente usar a regra da compensação. Se vai sair para encontrar os amigos no sábado, nada de abusar da macarronada no domingo.

         7.     Pular o café da manhã.
Você já deve ter ouvido aquele ditado da vó: “no café da manhã, coma como um rei; almoce como um príncipe e jante como um mendigo”. Saiba que esta afirmação está recheada de razão. A ingestão de alimentos com quantidade adequada de calorias e nutrientes faz com que você passe o dia mais disposto e evita o exagero nas outras refeições.

         8.     Como só uma fatia de queijo branco no dia
Passar semanas à base de sopa ou jantar apenas o mesmo tipo de alimento só vai fazer com que você perca a paciência e abandone a dieta. Uma alimentação balanceada consegue prolongar o efeito da perda de peso e tem maior adesão.

         9.     Só como proteínas e sou feliz assim
Acredite: Você não é feliz assim. Toda dieta, para dar certo, deve conter os principais grupos existentes: proteínas, carboidratos e gorduras. A ausência de algum tipo de nutriente só vai fazer seu corpo sentir mais sua ausência, aumentando o estímulo da fome.

        10.   Tô fazendo a dieta da Suzana Vieira!
Mesmo que a dieta do abacaxi tenha dado certo para a sua vizinha, isso não significa que funcionará com você. Somente um nutricionista ou nutrólogo poderá estudar seu peso, definir como e quanto você deve perder e estruturar um plano alimentar eficiente. É preciso verificar a estrutura da pessoa, tirar as medidas, conferir o percentual de gordura para só então definir uma reeducação que realmente funcione. Isto também vale para as dietas de revista. Isto não funciona somenta para comidas – programas de exercício físico também devem ser individualizados, pois seu organismo pode responder diferente aos estímulos que o do seu parceiro de malhação.



   






Nenhum comentário:

Postar um comentário