Patrocinadores

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Churrasco, cerveja e futebol: Bom?

Créditos pela imagem: freakingnews.com


É mais do que sabido que a atividade física muda a vida de seus praticantes, seja em termos de saúde, forma física ou socialização em seus praticantes. Entretanto, muitas pessoas alegam não ter tempo hábil durante a semana para realizá-los, deixando sua prática para os finais de semana ou sem alguma frequência específica. Pior, existem ainda os “malhadores de churrasco”, que, durante encontros com os amigos, muitas vezes regados a refeições gordurosas e grande quantidade de cerveja, resolvem destilar toda a ginga e malemolência do jogador de futebol brasileiro em campos às vezes em condições péssimas.

A atividade física leve, principalmente caminhadas, alongamentos e atividades leves aos finais de semana parecem, além de ser uma atividade de lazer, proporcionam bem-estar sem riscos específicos. Mas a prática de exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas uma ou duas vezes por semana pode resultar em consequências, por vezes, trágicas.



Em relação à periodicidade da atividade física, com certeza você já ouviu que “é melhor ser sedentário do que fazer atividade física irregular”. O professor de educação física e personal trainer Rafael Britto rebate tal afirmação: “É preferível o individuo sempre procurar praticar atividade física nem que seja 1x na semana mas porém com muito mais cuidados e atenção e de uma maneira não exagerada e com baixa intensidade, e de preferência sempre orientado por um profissional da área de educação física”, comenta. Apesar disso, avalia que “Não há benefícios significativos na pratica de atividade física 1x na semana, pois tal frequência não vai ocasionar nenhum beneficio fisiológico, morfológico estético ou no desempenho do praticante”.

Dentre as consequências desse tipo de atividade, destacamos: Luxações, tendinites, contusões, entorses, distensões musculares, rupturas dos tendões e ligamentos, até mesmo fraturas. Ainda, há relatos de morte súbita e infarto em pessoas jogando futebol com os amigos sem avaliação cardiovascular prévia.

A recomendação das organizações de cardiologistas da Europa e dos EUA é que todos os adultos pratiquem exercícios físicos regularmente. O ideal é fazer atividades moderadas cinco dias por semana, pelo menos meia hora por vez, ou atividades mais intensas três vezes por semana, durante 20 minutos no mínimo.



Para finalizar, Rafael Britto recomenda às pessoas que tem tempo restrito para realizar atividade física: "Sugiro procurar formas alternativas para que todos que não tem tempo ou disponibilidade possam fazer suas atividade físicas, por exemplo: deixar de usar o elevador e passar a subir as escadas dos prédios no qual trabalham, caso trabalhar numa distancia razoável de casa; deixe seu carro em casa e vá de bicicleta ou se der correndo ou caminhando, procurar fazer distancias curtas entre trabalho, restaurante ou algum outro escritório por meio da caminhada. Cuidado, pois sempre é interessante realizar todas essas ideias com a ajuda do seu Professor de Educação Física ou seu Personal Trainer”

COLABOROU COM ESTE ARTIGO



Personal Trainer: Rafael Britto
Prof: Esp. Reabilitação cardíaca e atividade física adaptada a grupos especiais.
Prof: Esp. Nutrição esportiva.

Tel:15-981009768 Email: brittoraf@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário