Patrocinadores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Proibição da Sibutramina! Quais os riscos?

Os riscos da sibutramina!


Se você se encaixa no grupo de pessoas em busca de medicamentos para emagrecer, certamente já ouviu falar sobre sibutramina. A sibutramina foi introduzida no mercado há cerca de 20 anos, e se tornou inicialmente uma promessa de emagrecimento rápido e pouco doloroso. Entretanto, seu uso nunca se popularizou considerando os inúmeros efeitos colaterais. A mais recente polêmica envolvendo o uso da sibutramina ocorreu em Outubro deste ano, quando o supremo tribunal federal proibiu a comercialização de medicamentos à base de sibutramina, além de outros emagrecedores derivados de metaanfetaminas.


Dentre os efeitos colaterais mais comuns envolvidos com a sibutramina, incluem-se taquicardia, palpitações, aumento da pressão arterial, constipação, boca seca, insônia e alteraçõe do paladar. Porém, os efeitos mais temidos da sibutramina são os delírios, formigamentos, dores de cabeça e ansiedade. Existem também relatos de suicídios e distúrbios psiquiátricos relacionados ao uso da sibutramina.

A proibição do uso da sibutramina acabou sendo necessária por diversos motivos. O primeiro, e mais óbvio, são os extensos efeitos colaterais. Porém, talvez um dos maiores incentivadores da proibição foi o fato de que pessoas não-obesas com distúrbios alimentares estavam obtendo receitas desta medicação, o que foge da recomendação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Além disso, estudos clínicos demonstraram que a Sibutramina falhou em fornecer perda de peso prolongada após cessar o uso.

E o que fazer sem a medicação?

Não há segredo. Perda de peso sempre estará envolvida com medidas comportamentais, alimentares e exercício físico. Estas mudanças exigem bastante comprometimento. Auxílio de profissionais médicos, educadores físicos e nutricionistas também são fundamentais. Porém, medidas simples como redução calórica, restrição de ingestão de doces e atividade física leve ou moderada (caminhada por pelo menos 30 minutos, 5 dias na semana) já são efetivas para reduzir os riscos cardiovasculares e promover perda de peso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário