Patrocinadores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Entenda as diferenças dos cérebros dos homens e das mulheres!!


Você sabe porquê as mulheres são mais comunicativas que os homens? Ou porquê as mulheres conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo e os homens não? Ou então porque seu parceiro consegue fazer aquela baliza terrível com o carro? A matéria abaixo exemplifica um estudo impressionante que fornece algumas bases para essas e outras questões!

Um novo estudo de conectividade cerebral, publicado hoje na revista norte-americana Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, descobriu diferenças marcantes na condução neural de homens e mulheres que está garantindo credibilidade a algumas crenças sobre o seu comportamento .

Em um dos maiores estudos que analisam os "conectomas" dos sexos, Ragini Verma, PhD, professor associado do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia, descobriu uma maior conectividade neural de dentro para fora de um hemisfério em homens, sugerindo que seus cérebros são estruturados para facilitar a conectividade entre a percepção e a ação coordenada. Em contraste, nas mulheres , a fiação vai entre os hemisférios esquerdo e direito , sugerindo que eles facilitam a comunicação entre o analítico e intuição. Ou seja, enquanto os homens conseguem se concentrar e realizar apenas uma tarefa, as mulheres conseguem cozinhar, falar ao telefone, passar roupa e reclamar da cor da pintura da sala, que está muito desbotada.

"Esses mapas nos mostram uma gritante diferença na arquitetura do cérebro humano, que ajuda a fornecer uma base neural de por que os homens se destacam em determinadas tarefas, e as mulheres em outros", disse Verma .



Por exemplo, em média , os homens são mais propensos a aprender e executar uma única tarefa em mãos, como andar de bicicleta ou navegar direções , enquanto que as mulheres têm de memória superior e cognição social ainda melhor, tornando-as mais equipadas para multitarefas e criar soluções que trabalham para um grupo . Elas têm uma abordagem mentalística , por assim dizer .

Estudos anteriores mostraram diferenças sexuais no cérebro , mas a fiação neural conectando regiões em todo o cérebro que têm sido vinculados a tais habilidades cognitivas nunca foi plenamente demonstrado em uma grande população.

No estudo, Verma e colegas, incluindo os co-autores Ruben C. Gur , PhD, professor de psicologia no departamento de Psiquiatria, e Raquel E. Gur , MD , PhD, professor de Psiquiatria, Neurologia e Radiologia, investigou diferenças específicas na conectividade cerebral entre os sexos durante o curso do desenvolvimento em 949 indivíduos (521 mulheres e 428 homens), com idade entre 8 a 22 anos usando tensor de difusão (DTI ). DTI é uma técnica de imagem à base de água, que pode rastrear e destacar as vias de fibra conectando as diferentes regiões do cérebro, lançando as bases para uma conectoma estrutural ou de rede de todo o cérebro.

Este estudo também demonstrou que a região do cerebelo, a parte do cérebro que desempenha um papel importante no controle motor, os homens exibiam uma maior conectividade inter-hemisférica e fêmeas exibiam uma maior conectividade intra-hemisférica. Isto significa que sim, seu marido/namorado/pai/irmão possui maior noção de espaço, sendo melhor pra fazer aquela baliza que você pode ralar o carro.

Os resultados também são consistentes com um estudo de comportamento Penn, do qual este estudo de imagem era um subconjunto, que demonstrou diferenças sexuais pronunciadas. As mulheres superaram os homens em atenção, palavra e memória, e testes de cognição social. Os homens tiveram melhor desempenho em velocidade de processamento espacial e sensório-motor. Essas diferenças foram mais pronunciados na faixa de 12 a 14 anos de idade.


"É bastante impressionante como os cérebros de homens e mulheres realmente são complementares", disse o Dr. Ruben Gur. "Mapas detalhados do cérebro não só nos ajudarão a entender melhor as diferenças entre como homens e mulheres pensam , mas também nos dará mais detalhes sobre as raízes das doenças neurológicas , que são muitas vezes relacionada sexo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário