Quem nunca acordou pela manhã e pensou: "à partir de hoje, mudarei completamente minha dieta"? Todos nós, seja por planos para o futuro, objetivo de melhora da saúde ou até mesmo culpa por excessos nos dias/semanas/meses/anos anteriores, já tivemos tal preocupação.
Porém, muitos iniciam regimes alimentares baseados em recomendações de parentes, amigos, e até mesmo algumas revistas e sites "especializados" em dietas, e isto pode se tornar na verdade um verdadeiro pesadelo - trocar sua alimentação regular por alguma que talvez seja um sacrifício e que, muitas vezes, não somente não auxiliam na perda de peso, como podem até mesmo sabotar seus planos saudáveis.
A comida japonesa tradicional japonesa é considerada por muitos como opção saudável à alimentação ocidental. Tal afirmação se sustenta na longevidade japonesa e a silhueta esbelta dos orientais médios. No Japão, o hábito é consumir proteínas, fibras e carboidratos logo no café da manhã, com a ingestão de arroz, verduras e missoshiru (sopa de missô).
Mas a adaptação realizada nos Menus de muitos dos restaurantes japoneses para se tornar mais ocidentalizado e servir ao paladar do Brasileiro, não acostumado a este tipo de culinária até poucos anos atrás, introduziu alguns tipos de alimentos que podem secretamente sabotar sua dieta.
Os peixes são leves e ricos em elementos saudáveis (como por exemplo o ômega), além de serem opções pouco calóricas - um sashimi de salmão possui somente 21 calorias, e um sushi de salmão 39 calorias (o sushi de peixe branco pode ter somente 30 cal!). Porém, algumas opções podem minar sua dieta, como por exemplo, o gyoza, com incríveis 200 calorias por unidade, os hot rolls com 90 calorias por unidade e os temakis, que, com cream cheese, chegam a mais de 215 calorias). Se isto não bastasse, o molho à base de soja (no qual normalmente afogamos os temakis) possuem até 26 calorias por colher, além de uma quantidade impressionante de sódio, que pode causar ou piorar doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. O camarão empanado pode chegar a 250 calorias.
Outras opções podem variar consideravelmente quanto a seu valor calórico, a depender do modo de preparo. Por exemplo, uma xícara de cogumelo tipo shimeji possui somente 33 calorias, e uma xícara de lula cozida somente 93 kcal; porém, quando feitos na manteiga e empanados, chegam a 100 e 373 calorias, respectivamente.
Portanto, apesar de saudável, a culinária japonesa também deve ser consumida com moderação. Uma boa pedida quando estiver neste tipo de restaurante é abusar do shimeji, lula e camarões cozidos, teppanyaki (carnes e peixes grelhados), sashimis e sushis simples, temperados com gotas de molho tipo shoyu, wasabi e gengibre. Aprecie!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário