Patrocinadores

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Taca-le pau nesta dieta, marco veio! 3 Kg a menos em 5 dias!




O fim do ano se aproxima e a vontade de voltar a poder usar aquele biquini que serviu tão bem no verão de 2005 impera. É nesta época do ano que muita gente se desespera e apela pra matrícula na academia e dietas irresponsáveis.

Na proposta de dieta abaixo, ensinamos uma dieta hipocalórica que pode levar a ótimos resultados, chegando até 3 kg a menos em 5 dias! Missão impossível? É o que veremos abaixo!

O segredo é uma dieta equilibrada, com itens de baixas calorias, que ativem o metabolismo e façam seu corpo queimar gordura. Com um cardápio de 900 calorias diárias, você pode conseguir a silhueta sequinha que tanto deseja sem passar fome ou ficar indisposta.

Confira abaixo a dieta!

Dia 1:

Café da manhã:
-       1 xíc. (chá) de capuccino + 200ml de iogurte desnatado light

Lanche da manhã:
- 1 fatia de pão integral light
- 1 Polenguinho de fibras light
- 1 fatia de blanquet de peru

Almoço:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de cenoura ralada
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 filé de frango grelhado (120 g)

Lanche da tarde:
- 1 laranja-lima

Merenda:
- 1 pote de iogurte light
- 2 col. (sopa) de granola light

Jantar:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de brócolis no vapor
- 1 fatia de pão integral light
- 1 lata de atum light com 1 col. (sopa) de maionese light

Ceia:
- 6 morangos


Dia 2:

Café da manhã:
- 1 pote de iogurte light
- 3 col. (sopa) de granola light

Lanche da manhã:
- ½ mamão papaia com o suco de ½ limão espremido

Almoço:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de beterraba ralada
- 4 col. (sopa) de massa integral com molho de tomate caseiro
- 1 filé de peixe grelhado (150 g)

Lanche da tarde:
- 2 nozes

Merenda:
- 1 barra de proteína (máximo 150 cal.)

Jantar:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de vagem cozida
- 1 col. (sopa) de arroz integral
- 1 filé de frango grelhado

Ceia:
-       3 fatias de abacaxi salpicadas com raspas de limão e gengibre à vontade

Dia 3:

Café da manhã:
- 1 xíc. (chá) de capuccino + 200ml iogurte light

Lanche da manhã:
- 2 torradas integrais
- 1 col. (sopa) de geleia diet

Almoço:
- Salada verde à vontade
- ¼ de pimentão fatiado
- ½ batata (média) assada
- 1 filé de frango grelhado (120 g)

Lanche da tarde:
- 1 pote de iogurte light

Merenda:
- 1 barra de cereal integral
- 2 damascos

Jantar:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de moranga no vapor
- 1 fatia de pão integral light
- 1 omelete feita com 4 claras e 1 gema, sem óleo

Ceia:
- 1 maçã salpicada com canela à vontade

Dia 4:

Café da manhã:
-1 pote de iogurte light
- 3 bolachas integrais de água e sal
- 1 Polenguinho de fibras light

Lanche da manhã:
- 1 banana-maçã salpicada com canela à vontade

Almoço:
- Salada verde à vontade
- ¼ de abobrinha grelhada
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 filé de carne bovina grelhado (100 g)

Lanche da tarde:
- 1 tangerina

Merenda:
- 1 barra de proteína (máximo 150 cal.)

Jantar:
- Salada verde à vontade
- 1 tomate assado com ervas
- 1 col. (sopa) de arroz integral
- 1 filé de peixe grelhado

Ceia:
- 2 castanhas-do-pará

Dia 5:

Café da manhã:
- 1 xíc. (chá) de capuccino + 1 iogurte natural desnatado light

Lanche da manhã:
- 2 torradas integrais
- 1 fatia grande de ricota light (25 g)

Almoço:
- Salada verde à vontade
- 2 col. (sopa) de espinafre refogado
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 filé de frango grelhado (120 g)

Lanche da tarde:
- 4 damascos

Merenda:
- 1 pote de iogurte light
- 2 bolachas integrais de água e sal

Jantar:
- Salada verde à vontade
- ½ berinjela grelhada
- 1 col. (sopa) de arroz integral
- 1 omelete feita com 2 ovos, sem óleo

Ceia:

- 1 kiwi (grande)

domingo, 16 de novembro de 2014

Comida Japonesa - Aliada ou vilã?



Quem nunca acordou pela manhã e pensou: "à partir de hoje, mudarei completamente minha dieta"? Todos nós, seja por planos para o futuro, objetivo de melhora da saúde ou até mesmo culpa por excessos nos dias/semanas/meses/anos anteriores, já tivemos tal preocupação. 

Porém, muitos iniciam regimes alimentares baseados em recomendações de parentes, amigos, e até mesmo algumas revistas e sites "especializados" em dietas, e isto pode se tornar na verdade um verdadeiro pesadelo - trocar sua alimentação regular por alguma que talvez seja um sacrifício e que, muitas vezes, não somente não auxiliam na perda de peso, como podem até mesmo sabotar seus planos saudáveis.


A comida japonesa tradicional japonesa é considerada por muitos como opção saudável à alimentação ocidental. Tal afirmação se sustenta na longevidade japonesa e a silhueta esbelta dos orientais médios. No Japão, o hábito é consumir proteínas, fibras e carboidratos logo no café da manhã, com a ingestão de arroz, verduras e missoshiru (sopa de missô).

Mas a adaptação realizada nos Menus de muitos dos restaurantes japoneses para se tornar mais ocidentalizado e servir ao paladar do Brasileiro, não acostumado a este tipo de culinária até poucos anos atrás, introduziu alguns tipos de alimentos que podem secretamente sabotar sua dieta. 

Os peixes são leves e ricos em elementos saudáveis (como por exemplo o ômega), além de serem opções pouco calóricas - um sashimi de salmão possui somente 21 calorias, e um sushi de salmão 39 calorias (o sushi de peixe branco pode ter somente 30 cal!). Porém, algumas opções podem minar sua dieta, como por exemplo, o gyoza, com incríveis 200 calorias por unidade, os hot rolls com 90 calorias por unidade e os temakis, que, com cream cheese, chegam a mais de 215 calorias). Se isto não bastasse, o molho à base de soja (no qual normalmente afogamos os temakis) possuem até 26 calorias por colher, além de uma quantidade impressionante de sódio, que pode causar ou piorar doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. O camarão empanado pode chegar a 250 calorias. 

Outras opções podem variar consideravelmente quanto a seu valor calórico, a depender do modo de preparo. Por exemplo, uma xícara de cogumelo tipo shimeji possui somente 33 calorias, e uma xícara de lula cozida somente 93 kcal; porém, quando feitos na manteiga e empanados, chegam a 100 e 373 calorias, respectivamente.

Portanto, apesar de saudável, a culinária japonesa também deve ser consumida com moderação. Uma boa pedida quando estiver neste tipo de restaurante é abusar do shimeji, lula e camarões cozidos, teppanyaki (carnes e peixes grelhados), sashimis e sushis simples, temperados com gotas de molho tipo shoyu, wasabi e gengibre. Aprecie!!

domingo, 30 de março de 2014

Exercício engarrafado?



Por mais estranho que pareça, um novo estudo publicado no FASEB Journal ( http://www.fasebj.org ), sugere que o ingrediente "saudável" no vinho tinto, o resveratrol, pode prevenir os efeitos negativos que a ausência de atividade física exerce sobre as pessoas. O relatório descreve experiências em ratos sedentários alimentados com suplementos de resveratrol, não desenvolveu alterações do metabolismo do açúcar ou perda da densidade óssea, diferentemente do grupo de ratos que não recebeu tal suplemento. De acordo com Gerald Weissmann, editor-chefe do “FASEB Journal”, "Há dados que mostram que o corpo humano precisa de atividade física, mas para alguns de nós, conseguir realizar tais atividades não é fácil; por exemplo pessoas com doenças, lesões, ou que trabalham sentadas. O resveratrol, embora não possa ser considerado substituto para o exercício, pode retardar a deterioração até que o indivíduo possa voltar a se alimentar."


O grupo de ratos que não recebeu o suplemento apresentou, após privação de atividade física, diminuição de massa e força, desenvolveu resistência à insulina e perda de densidade mineral óssea. O grupo que recebeu o resveratrol não mostrou nenhuma destas complicações. Os resultados do estudo demonstraram ainda alguns dos mecanismos subjacentes pelos quais o resveratrol age para impedir as alterações causadas por desuso muscular, sugerindo que o resveratrol pode ser capaz de evitar as consequências deletérias da comportamentos sedentários em humanos. Portanto, aquela deliciosa taça de vinho tinto pode trazer ótimos benefícios à sua saúde! Brinde e aproveite!!

Fonte: e! science news

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Tratamentos naturais para depressão – que funcionam!



A depressão afeta cerca de 16 milhões de brasileiros por ano, e uma grande parte dessas pessoas tomam medicamentos antidepressivos. Enquanto os antidepressivos são eficazes contra depressão moderada a grave, eles são geralmente menos eficazes para a depressão leve. Listamos aqui alternativas não medicamentosas para melhorar o seu astral!

EXERCÍCIO   
Exercício pode aliviar a depressão , possivelmente alterando substâncias químicas do cérebro que controlam o humor e permitem a liberação da serotonina, hormônio relacionado ao praze e bem-estar. P. Murali Doraiswamy, professor de psiquiatria e ciências do comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de Duke, em Durham, NC, recomenda o exercício três a cinco vezes por semana, durante 20 a 30 minutos . O exercício aeróbico, como caminhada rápida em uma esteira, é o melhor, mas "algum grau de exercício é melhor do que nada", diz ele.


TERAPIA DE LUZ
Durante os dias curtos e escuros do inverno, algumas pessoas são propensas a um tipo de depressão chamada de transtorno afetivo sazonal. Uma maneira de aliviar os sintomas pode ser a terapia de luz, em que você se senta perto de uma caixa iluminada que imita a luz ao ar livre. A terapia é geralmente iniciad com sessões diárias de cerca de 15 minutos e aumenta para cerca de duas horas por dia. O tempo depende da gravidade dos sintomas e da intensidade da luz, a qual um profissional gabaritado pode determinar. Embora a terapia não cure a depressão, pode aliviar os sintomas.


“DIÁRIO DO HUMOR”
Dr. Doraiswamy recomenda manter um diário de humor. "Esta é uma ferramenta usada para treinar as pessoas a manter o controle de coisas positivas que estão acontecendo em sua vida e não deixar que os acontecimentos individuais negativas dexá-las para baixo", diz ele . Um diário de humor mantém eventos negativos em perspectiva e serve como um lembrete de que os bons dias também acontecem. Dr. Doraiswamy não recomenda a escrever em um diário, se você está muito atarefada; atualizá-lo uma vez por semana pode ser um objetivo mais fácil de cumprir.


ACUPUNTURA
Tal como acontece com muitas terapias alternativas, não há muitos dados que demonstram que acupuntura alivie a depressão. Mas hoje existem diversas evidências e experiências que dizem que pode. Um pequeno estudo da Universidade do Arizona, de 33 mulheres com depressão, constatou que 64 % dos participantes entrou em remissão após a acupuntura, em comparação com 27% no grupo sem tratamento . Em um segundo estudo no Journal of Affective Disorders, 70 pacientes com um transtorno depressivo maior que já estavam a tomar um antidepressivo parecia mostrar mais melhorias se estivessem  sendo submetidas à acupuntura, em comparação com aqueles que não o fizeram.


GRUPOS DE AJUDA
Os grupos de apoio inicialmente foram concebidos para serem utilizado como padrão em ambientes psiquiátricos, diz o Dr. Doraiswamy. Mas , acrescenta ele, que embora não são usados ​​com tanta freqüência hoje, são uma excelente maneira de ajudar a tratar formas leves de depressão. Estes grupos oferecem educação sobre a depressão, uma comunidade de apoio, bem como a oportunidade de aprender com as pessoas que lidam com questões semelhantes. Como uma alternativa para aqueles que não está interessado em falar sobre depressão, Dr. Doraiswamy recomenda apenas encontrar um grupo que compartilhe de seus interesses , quer se trate de um clube do livro ou yoga.


TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (psicoterapia)
Dr. Doraiswamy chama terapia cognitivo-comportamental (TCC) "educação sofisticada" para as pessoas com depressão. Baseia-se no fato de que os pensamentos desencadeiam sentimentos. Ser consciente de seus pensamentos e aprender a mudar os padrões destrutivos podem alterar a forma como o cérebro funciona e sua reação às situações. TCC é considerado terapia de curto prazo, muitas vezes, com duração de 10 a 20 sessões. Tem sido demonstrada como sendo tão eficaz como medicamentos no tratamento da depressão leve a moderada.


ÓLEO DE PEIXE
Este suplemento contém ômega-3, ácidos graxos que são encontrados em peixes , incluindo salmão, atum e arenque. Estudos sobre o óleo de peixe não são conclusivos, mas acredita-se que a deficiência deste ácido graxo em determinados momentos (como no período pós-parto) pode causar alterações de humor e depressão. Em áreas onde o consumo de alimentos com ômega -3 é alta, as pessoas tendem a ter menores taxas de depressão.


MEDITAÇÃO
Pesquisas promissoras sugerem que a meditação pode desempenhar um papel na prevenção da recaída da depressão. A investigação englobou a terapia cognitiva baseada na atenção plena, que combina meditação tradicional com abordagens comportamentais cognitivas. Em dois estudos, as pessoas foram tratadas com antidepressivos até que seus sintomas desapareceram. Então, um grupo continuou a tomar a medicação , enquanto outro foi em um regime de terapia de meditação. As taxas de recaída para as pessoas que utilizam a meditação eram os mesmos que aqueles que tomam antidepressivos ( cerca de 30 %), e menor do que aqueles com um placebo (cerca de 70%). O segundo estudo constatou que 47 % do grupo de meditação recaía, em comparação com 60 % das pessoas que tomam antidepressivos sozinho.


IOGA
Fazer uma pose pode aliviar o stress e sintomas de depressão. Estudos têm mostrado que, tanto as pessoas com sofrimento emocional ou depressão maior, praticar yoga reduz o stress, hostilidade, ansiedade e depressão, e melhora a energia, a qualidade do sono e bem-estar. Embora não haja muitos estudos sobre o tema, a ioga pode vir a ser uma ferramenta simples e de baixo risco para melhorar a depressão.

Erva de São João
Um dos suplementos mais estudados para a depressão é Erva de São João , uma planta de flor amarela usada em chás , comprimidos , e extratos. O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa analisou ​​37 estudos e descobriu que pode ser tão benéfico como antidepressivos para depressão leve (sem os efeitos colaterais de alguns medicamentos ) . Uma ressalva : Erva de São João pode diminuir a eficácia de alguns medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais, medicamentos contra o HIV, afinadores de sangue, e alguns medicamentos anticancerígenos , entre outros.