Patrocinadores

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Os reais riscos da oxandrolona!




A Oxandrolona é um esteróide anabolizante que é usado para promover ganho de massa muscular em situações diversas, como por exemplo em pacientes em recuperação de queimaduras severas, tratamento da dor óssea causada pela osteoporose, acelerar o desenvolvimento de mulheres com syndrome de Turner, reduzir o catabolismo em pacientes com insuficiência renal, entre outros. A oxandrolona ganhou muitos adeptos dentre praticantes de atividade física nos últimos anos por vários motivos, incluindo seu menor potencial virilizante e sua via de administração oral. Entretanto, o seu uso indiscriminado têm levantado uma série de preocupações entre medicos.


Apesar de auxiliar e muito no desenvolvimento de massa muscular e promover perda de peso, a oxandrolona possui efeitos colaterais bastante importantes. O principal deles é seu efeito virilizante, o que gera aumento de acne, queda de cabelo, alterações vocais e aumento da libido. Em mulheres, pode se observer o aparecimento de características masculinas, incluindo alterações da voz, crescimento de pêlos, queda de cabelo de padrão masculine, e aumento de clitoris. Em homens, além dos efeitos citados, pode também causar priapismo (ereções prolongadas e dolorosas), gynecomastia (aumento das mamas) e redução da fertilidade por atrofia testicular. 


Apesar do uso de oxandrolona ter se popularizado nos últimos anos, seus efeitos colaterais não são desprezíveis e podem causar transtornos bastante importantes para os usuários. Apesar de ter seu papel bem descrito em pacientes com diversas doenças, seu uso para fins estéticos deve ser desencorajado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário